Bem Vindos! Este espaço é dedicado ao estudo da Doutrina Histórica do Adventismo à luz da Bíblia e do Espírito de Profecia. "Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele." Jeremias 6 : 16

sábado, 22 de setembro de 2012

Oração ao Espírito Santo?


Disse Jesus – Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus,
                       santificado seja o teu nome...
E o Dr. Whidden contrapões: Mas o que dizer de uma oração
                                               dirigida ao Espírito Santo?
Woodrow Whidden é Ph. D, professor de religião na Universidade Andrews e coautor do livro A Trindade. Neste mesmo livro ele diz que nós podemos dirigir nossas orações ao Espírito Santo. Fica então a pergunta: Existe base bíblica para isso? O Dr. Whidden responde.
“Embora não tenhamos nas Escrituras um exemplo claro de oração dirigida ao Espírito Santo, ou uma ordem nesse sentido, o fazê-lo possui, em principio, algum apoio bíblico implícito.” A Trindade Pág. 307
Os teólogos adventistas sentem o maior prazer em ir contra o que está escrito. O próprio Whidden admite que “não há um exemplo”, muito menos, “uma ordem” para orarmos ao Espírito Santo, mas em seguida ele assegura que possui “algum apoio bíblico implícito”. Realmente! Tudo que está relacionado com a doutrina da trindade é implícito, escondido. A terceira pessoa da trindade está sempre ausente.

Cristo nos deixou o exemplo e a ordem de ararmos ao Pai em seu nome.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos deixe à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”. Mateus 6: 9-13
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei”. João 14: 13, 14
“A fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. João 15: 16
“Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai”. João 16: 23-26

Whidden prossegue:
“Por exemplo, poderia parecer mais apropriado orar diretamente ao Espírito Santo quando solicitamos dons e poder de testemunho para a igreja”.
Como poderemos orar ao Espírito Santo solicitando dons e poder se o próprio Espírito é enviado pelo Pai em nome de Jesus?
“Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. João 14: 26
Você percebe a contradição?
Só falta o Dr. Whidden sugerir que oremos em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
A oração é dirigida ao Pai porque ele é o dono de todas as coisas, feita em nome de Jesus porque ele é o único caminho que nos leva ao Pai, é nosso único intercessor.
“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também”. I Coríntios 8: 6
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles”. Hebreus 7: 25

E para terminar o Dr. Whidden explica que nós podemos orar ao Espírito Santo porque “parece lógico e prático”. Não porque Jesus ordenou ou algum apostolo ensinou, mas porque parece lógico e prático. Portanto, a oração dirigida ao Espírito ou a qualquer outro ser que não seja o Pai é contraria as Escrituras.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário