Bem Vindos! Este espaço é dedicado ao estudo da Doutrina Histórica do Adventismo à luz da Bíblia e do Espírito de Profecia. "Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele." Jeremias 6 : 16

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Logotipo Ecumênico da IASD


O antigo logotipo: Três Anjos




O antigo logotipo da IASD era um claro testemunho da razão pela qual Deus levantou essa igreja – pregar as três mensagens angélicas. Mas o tempo foi passando e a igreja foi se desviando do caminho. Esqueceu-se de sua missão, hoje se preocupa em pregar paz e segurança e possui um novo logotipo que reúne elementos ecumênicos encontrados em outras igrejas protestantes. A Bíblia aberta, a chama e a cruz. 


     IASD até 1986  
Muitos membros ficaram escandalizados com a mudança e houveram muitas discussões. Mas o "Assim diz a igreja" prevaleceu, como sempre!

Logotipo em comum


IASD Atual


Concílio Mundial de Igrejas - WCC

Presbiteriana Independente


IASD Reforma


Igreja Luterana


Igreja Metodista

Igreja Presbiteriana


Católicos Marcelinos


Igreja Batista


Igreja Católica Romana




A Cruz

A cruz é o elemento mais comum aos logotipos das igrejas ecumênicas. Elas têm a cruz como um objeto sagrado e hoje em dia está se tornando comum o uso de cruzes na igreja adventista.

“Assim como judeus professam reverenciar a lei, pretendem os romanistas reverenciar a cruz. Exaltam o símbolo dos sofrimentos de Cristo, enquanto no viver negam Aquele a quem ela representa... Os romanistas colocam cruzes sobre as igrejas, sobre os altares e sobre as vestes. Por toda parte se vê a insígnia da cruz. Por toda parte é ela exteriormente honrada e exaltada.” O Grande Conflito Pág. 568


Surpresa... em Israel

Igreja Adventista de Israel não tem a cruz em seu logotipo.Você pode conferir acessando a página oficial da IASD de Israel (http://www.sdaisrael.org/). Outra supresa interessante é que eles não creêm na trindade. Eles baseiam sua fé em Deus o pai (Hashem), como revelado através de Yeshoua (ha Masshiah) e como mostrado pela Bíblia, inspirada pelo Espírito Santo (Rouah ha Kodesh).





Novo começo: Ecumenismo


Estas são as palavras da organização para justificar a mudança de logotipo:

NOVO LOGOTIPO
De uma certa forma, esse é um novo começo para nós, uma nova iniciativa de comunicação e uma nova identidade visual para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Temos o prazer de apresentar a você algumas informações sobre o novo logotipo. Essa nova identidade para a Igreja Adventista reflete nossa profunda e inabalável crença em Jesus Cristo como o centro de nossa vida e de nossa fé. Nossa oração é de que essa representação gráfica de quem nós somos seja usada por todo o mundo como um símbolo familiar de nossa Igreja e seus valores. 
Explicação do símbolo
A parte mais fácil de ser identificada do logotipo é o símbolo gráfico. Com o uso consistente e continuado, o símbolo pode, por si próprio, tornar-se sinônimo do nome Adventista do Sétimo Dia. O símbolo foi desenhado para ser mais do que uma coleção de referências simbólicas. O desenho, como um todo, pretende refletir o espírito e o caráter de sua igreja dinâmica e em crescimento. 


Perceba que a partir do momento que a organização adventista se distancia da missão de pregar as três mensagens angélicas e passa a ter relacionamentos ecumênicos surge a necessidade de uma “nova identidade para a igreja”. Será que o plano dos líderes é se livrar do nome Adventista Do Sétimo Dia já que eles dizem "o símbolo, pode por si próprio, tornar-se sinônimo do nome Adventista do Sétimo Dia" ? O único símbolo que pode tornar-se sinônimo do nome Adventista do Sétimo Dia é aquele que contém os três anjos. Mas os três anjos causam vergonha na liderança da denominação por que as outras igrejas sempre nos tiveram como ceita, então a igreja necessitava de uma mascara para não deixar tão evidente nossa missão e crença no eminente retorno de Cristo. Ademais, a mensagem dos três anjos é um chamado para fora de Babilônia e para a justificação pela fé em obediência aos mandamentos de Deus e isso as outras igreja abominam. Agora eles não pregam mais as três mensagens angélicas porque não podem “atacar” a igreja católica identificando-a como Babilônia e o papa como a besta. O logotipo dos três anjos era a identidade da igreja enquanto esta pregava o evangelho eterno e advertia o mundo do juízo vindouro, da marca da besta e da sua imagem.


A Missão da Igreja Adventista

"A verdade contida na primeira, segunda e terceira mensagens angélicas, deve ir a toda nação, tribo, língua e povo; ela deve iluminar as trevas de todo continente e estender-se às ilhas do mar. Coisa alguma de invenção humana deve ter licença de retardar esta obra. Para que isto se consiga, necessitam-se talentos cultivados e consagrados; necessitam-se pessoas capazes de realizar obra excelente na mansidão de Cristo, porque o próprio eu nEle se acha escondido". Conselhos Sobre Educação Pág. 119

"A obra mais solene, mais sagrada, já entregue aos mortais, é a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas ao mundo". Conselhos Sobre O Regime Alimentar Pág. 76

"Nossa tarefa consiste em proclamar ao mundo a primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Na desincumbência de nossas obrigações não devemos menosprezar nem temer os adversários. Não consta da ordem divina que, por meio de contratos, nos liguemos aos que não pertencem à nossa fé. Devemos tratar com bondade e cortesia os que se recusam a ser fiéis a Deus, mas nunca a eles nos unir em concílios que visem aos interesses vitais de Sua obra". Conselhos Sobre Saúde Pág. 238

"A proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas foi demarcada pela Palavra da Inspiração. Nem uma estaca ou prego se deve remover. Nenhuma autoridade humana tem mais direito de mudar a posição dessas mensagens do que de substituir o Antigo Testamento pelo Novo". 
Cristo Triunfante Pág. 387

"A proclamação da mensagem do terceiro anjo, dos mandamentos de Deus e do testemunho de Jesus, é o fardo de nossa obra. A mensagem deve ser proclamada com alto clamor, e deve ir a todo o mundo". 
O Colportor Evangelista Pág. 138

"Os que aceitaram a luz relativa à mediação de Cristo e à perpetuidade da lei de Deus, acharam que estas eram as verdades apresentadas na terceira mensagem. O anjo declarou: "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 14:12. Esta declaração é precedida de uma solene e terrível advertência: "Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da Sua ira." Apoc. 14:9 e 10". História Da Redenção Pág.381



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário