Bem Vindos! Este espaço é dedicado ao estudo da Doutrina Histórica do Adventismo à luz da Bíblia e do Espírito de Profecia. "Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele." Jeremias 6 : 16

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O OUTRO – Contexto de João 14



João 14: 16 é um dos textos favoritos, senão o principal, para defender que o Espírito Santo é uma pessoa.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”.
Existem pessoas que baseiam suas doutrinas em um único verso, outras dizem que o Espírito Santo é uma pessoa baseados em uma única palavra – OUTRO. Eles apressadamente afirmam que o outro tem que ser a terceira pessoa da trindade, ignoram todo o contexto em que a palavra foi usada. Aqui se esquecem dos princípios de interpretação bíblica. Desprezam o que diz o profeta em Isaías 28: 10
"Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali."

Para se entender o significado do outro deve ser analisado todo o capítulo 14.   Jesus usa linguagem figurada desde o inicio do capítulo. Ele não está falando de um outro literal, mas figurado.
“Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai”. João 16: 25
Linguagem figurada: 

17 “A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós”.
Literalmente verdade não tem espírito, mas Jesus no versículo 6 já havia dito o que era a verdade:
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
Logo o Consolador é o próprio Jesus atuando em espírito. Quando analisamos os versos seguintes podemos compreender melhor:
17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Jesus diz “outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.”, quando comparamos com Mateus 28 : 20 tudo se esclarece:
“e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." 
As palavras de Cristo em Mateus fazem eco das palavras em João.
“habita convosco, e estará em vós”, “voltarei para vós”, “estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós”. O Espírito da Verdade, o próprio Jesus, habitava com os discípulos e não os deixaria órfãos, viria para ser o Consolador. Jesus estava falando em linguagem figurada. Porque ele falava assim?
“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”. João 16: 12
Em outras ocasiões Jesus fala de si mesmo como sendo outra pessoa.
"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu."  Mateus 26:64
"Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor."  Mateus 12 : 8
Continuando o contexto do capítulo 14:
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Os seguintes pontos mostram que o próprio Cristo é o Consolador:
“e me manifestarei a ele”, “meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”, “vou, e venho para vós”. Porque basear uma doutrina em cima da palavra outro? O contexto mostra que Jesus estava falando de si mesmo.

O Espírito de Profecia confirma

Os discípulos ainda deixaram de compreender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual, e novamente Ele lhes explicou sua significação. Pelo Espírito, disse, manifestar-Se-ia a eles. "Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas." João 14:26. Não mais haveis de dizer: Não posso compreender. Desejado de Todas as Nações Pág. 670
Que Cristo houvesse de manifestar-Se a eles, sendo porém invisível ao mundo, era um mistério para os discípulos. Não podiam compreender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Estavam pensando na manifestação exterior e visível. Não conseguiam compreender o fato de que poderiam ter a presença de Cristo com eles, sem que Ele fosse visto pelo mundo. Não entendiam o significado de uma manifestação espiritual. Este Dia Com Deus Pág. 140


Nenhum comentário:

Postar um comentário